Osteopatia
Osteopatia é uma medicina de intervenção manual, aliada da medicina alopática ou convencional e de outras medicinas naturais. Está regulada em Portugal, Reino Unido, França, E.U.A., Canadá, Austrália entre outros, como uma profissão de cuidados primários. Sendo, portanto, obrigatório para a obtenção de cédula profissional uma formação de 4 ou 5 anos e pelo menos 1500 horas de treino clínico supervisionado. O osteopata tem capacidade e formação para fazer um diagnóstico funcional dentro da área neuromúsculoesquelética.
Dada a situação de um quadro clínico em que a osteopatia não seja suficiente ou adequada, o osteopata deve passar a informação ao clínico mais adequado para essa situação.
A filosofia osteopática vê o ser humano como uma unidade na sua inerente complexidade, não apenas o seu corpo, e intervém, pela aplicação do raciocínio e técnicas manuais, na relação entre a função e a estrutura do mesmo potenciando os seus próprios mecanismos de cura.
O osteopata trata pessoas, não doenças.
A osteopatia é para todos. Desde bebés e crianças a idosos, grávidas, desportistas de todos os escalões e profissionais de qualquer área.
Visite a página de Links úteis para conhecer mais sobre esta profissão.
Se pretender saber mais sobre como a osteopatia pode ajudar, contacte-me.