Onde Estamos
Av. da República 1226, 1ºF, Gaia
Ligue-nos
+351 918 273 672
E-mail
info@ruisantiago.com
Horário
Seg. a Sex.: 9:00 - 19:30

Educação

Iniciei o meu percurso académico e profissional em engenharia informática, área em que me licenciei em 2001, foi também nessa altura que tive a primeira experiência na formação profissional.

Ao longo dos anos de trabalho, tornou-se evidente o meu crescente interesse pela área da saúde. Inicialmente por curiosidade, o curso de shiatsu foi o abrir de uma porta para um ‘admirável mundo novo’. Este interesse potenciou a rutura com a minha anterior profissão como programador informático e prosseguiu através da frequência de vários cursos profissionais como o de massagem de recuperação e massoterapia, assim como com o início de atividade como massoterapeuta.

A necessidade de prestar melhores cuidados aos meus pacientes e de me desenvolver e valorizar levou-me a tomar a decisão de estudar osteopatia no Reino Unido (país pioneiro na sua prática e ensino na Europa), na Oxford Brookes University cuja licenciatura de 5 anos terminei em julho de 2011 (grau reconhecido pela Universidade do Porto, decreto-lei nº 341 / 2007 de 12 Outubro, com nota final de 16 valores).

Tive também a oportunidade de trabalhar em clínica de osteopatia em Oxford, durante 2 anos.

Em 2014, terminei a pós-graduação em Educação Clínica e Académica de Osteopatia na BSO (Bristish School of Osteopathy), em Londres.

Continuo a fazer formação avançada e colaboro com instituições internacionais de investigação em osteopatia como a Center for Osteopathic Medicine (COME) collaboration. 

Terminei em novembro de 2021, o doutoramento em Segurança e Saúde Ocupacionais, na Universidade do Porto, incidindo no papel que esta profissão pode ter na saúde ocupacional. 

Mantenho-me atento e focado em continuar a aprender, contribuir mais para a profissão e claro, poder cuidar melhor dos meus pacientes.

Carreira

Possuo a cédula profissional definitiva nº C0100087 em osteopatia desde 2015, logo após a regulamentação da profissão. Estou registado na Entidade Reguladora da Saúde(ERS) como prestador de serviços de saúde (até a osteopatia ser regulamentado em Portugal estive registado no GOsC (General Osteopathic Council) – com o número 8004). 

Há mais de 10 anos que dou aulas de osteopatia em Portugal, em várias escolas e cidades. Também tive experiências de ensino no estrangeiro. De momento ensino osteopatia no ensino superior, em três licenciaturas. 

Visão

A osteopatia é uma medicina centrada na pessoa e não na doença. Comprometo-me a tentar conhecer o melhor possível o caso que me apresenta, assim como as suas preferências, dúvidas e objetivos. A aliança terapêutica que possamos formar será o veículo para uma resolução/prevenção soberana e duradoura.

Aguardo a sua visita.

Rui Santiago Osteopathy

Colaboradores

Bruno Vieira – 932638222

 

Licenciatura em enfermagem pela escola superior de enfermagem da imaculada Conceição – finalizado em 2007. 

Licenciatura em Osteopatia pela escola Jean Piaget – finalizado em 2021.


Pósgraduação em manipulação articular avançada, pela bwizzer em 2022.